Bem vindo ao meu blog sobre Programação em linguagem pascal.

Bem, aqui tento passar alguma coisa do básico sobre a linguagem pascal, aulas que assiti nas vídeo-aulas do professor Neri, no curso "Lógica de programação", separei só o que falava de pascal, mas nas aulas agente aprende sobre java e C, colocarei aqui os problemas e o modo de fazer, não irei colocar os algoritmos e fluxogramas sobre pascal, colocarei os exemplos com minhas modificações, mas vale a pena comprar as vídeo aulas do profº Neri, farei até uma propaganda para ele(depois eu cobro), o site dele é http://www.informaticon.com.br confiram... e espero que eu possa passar algo de bom para quem está iniciando.

Salário com desconto do INSS e mostrando FGTS

Quero calcular o salário do meu empregado na loja, só que quero colocar o salario bruto,
descontando 6% do Inss e mostrando o fgts que é de 8%, quero um programa que mostre o nome do
funcionario, o valor do inss, o valor do fgts,s e o salario já descontado o valor do inss.

program descontos;

var salario, inss, fgts, salario_desc: real;
    nome :string[30];



begin

   write('Nome do funcionario=');
   readln(nome);
   write('salario=');
   readln(salario);
   inss :=(salario *6)/100;
   fgts :=(salario *8)/100;
   salario_desc :=(salario - inss);
   writeln('Nome do funcionario....=',nome);
   writeln('salario................=',salario:6:2);
   writeln('valor do inss..........=',   inss:6:2);
   writeln('salario descontado inss=',salario_desc:6:2);
   writeln;
   writeln;
   writeln('valor do fgts..........=',   fgts:6:2);
   readln();
end.

Um comentário: