Bem vindo ao meu blog sobre Programação em linguagem pascal.

Bem, aqui tento passar alguma coisa do básico sobre a linguagem pascal, aulas que assiti nas vídeo-aulas do professor Neri, no curso "Lógica de programação", separei só o que falava de pascal, mas nas aulas agente aprende sobre java e C, colocarei aqui os problemas e o modo de fazer, não irei colocar os algoritmos e fluxogramas sobre pascal, colocarei os exemplos com minhas modificações, mas vale a pena comprar as vídeo aulas do profº Neri, farei até uma propaganda para ele(depois eu cobro), o site dele é http://www.informaticon.com.br confiram... e espero que eu possa passar algo de bom para quem está iniciando.

Média final com notas de pesos diferentes

{Fiz a prova do concurso do INSS, eram 3 matérias, português, matemática financeira, e
a matéria especifica do INSS, porém português tinha peso 2, matemática peso 3, e a materia
do INSS tinha peso 5, quero fazer um programa que mostre o nome do aluno, calcule minha média final do concurso.}


program concurso;

Var port, matem, inss, media: real;
    nome: string[30];
begin
    write('Nome=');
    readln(nome);
    write('Digite a nota de portugues.=');
    readln(port);
    write('Digite a nota de matematica=');
    readln(matem);
    write('Digite a nota do INSS......=');
    readln(inss);

    port := port * 2 /10;
    matem := matem *3 /10;
    inss := inss *5 /10;
    media :=(port + matem+ inss);

    writeln('Meu nome..............::: ', nome);
    writeln('Minha media final foi.::: ', media:3:2);
    readln();

end.

{Notem que para a variável nome, foi do tipo string, e as outras do tipo real.
Tipos de dados nas variáveis, os 3 mais usados são;
inteiro: armazena números inteiros(não fracionados), ex= 5, 2, 4, 1254, 1054 etc.
real: armazena numeros inteiros e fracionados, ex= 5, 2, (5,2),(2,5), 5/2, 2/5, 6,99999, etc.
string: armazena letras e números e a quantidade é definidas entre[] como acima que foi [30]assim poderemos colocar uma palavra de até 30 caracteres,
OBS: em outras linguagens o nome pode modificar}
{Notem também que para comentar no seuprograma, usasse // para textos curtos ou {} para blocos de textos}.

Nenhum comentário:

Postar um comentário