Bem vindo ao meu blog sobre Programação em linguagem pascal.

Bem, aqui tento passar alguma coisa do básico sobre a linguagem pascal, aulas que assiti nas vídeo-aulas do professor Neri, no curso "Lógica de programação", separei só o que falava de pascal, mas nas aulas agente aprende sobre java e C, colocarei aqui os problemas e o modo de fazer, não irei colocar os algoritmos e fluxogramas sobre pascal, colocarei os exemplos com minhas modificações, mas vale a pena comprar as vídeo aulas do profº Neri, farei até uma propaganda para ele(depois eu cobro), o site dele é http://www.informaticon.com.br confiram... e espero que eu possa passar algo de bom para quem está iniciando.

Vendas mostrando salário e comissão fixa e com vendas variáveis.

Estou pretendendo fornecer salgados feitos por minha mamãe em mercados, mas vou contratar um vendedor, de ínicio  pagarei a ele um sálario fixo de R$510,00, mais uma comissão de 0.10%(1 décimo de real) do valor total de vendas no mês, quero um programa que me mostre o salario fixo, quantidade de vendas, o valor da comissão e o salario total do vendedor no fim do mês.

program salgados_vendas;

var salario, vendas, comissao, salario_total: real;


begin
   salario := 510;
   write('Vendas=');
   readln(vendas);
   comissao:= (salario * 0.10)/100 * vendas;
   salario_total:=(comissao + salario);
   writeln('Salario fixo........=',salario:6:0,' unidade');
   writeln('Quantidade de vendas=',vendas:6:0 );
   writeln('comissao............=', comissao:6:2,' 0.10%');
   writeln('salario total.......=', salario_total:6:2);
   readln();

end.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário